Voluntários são responsáveis por 4,1 por cento do total de horas trabalhadas em Portugal, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística português.
Estes são os primeiros dados de um estudo mais aprofundado que teve agora o seu inquérito piloto, que tem como propósito conhecer a realidade do trabalho voluntário realizado em Portugal.
O último trimestre de 2012 foi o período analisado neste estudo, que concluiu que 11,5 por cento da população com mais de 14 anos já participou numa ação de voluntariado, ou seja, mais de um milhão de pessoas.
O número total de horas dedicadas pelos portugueses a ações de voluntariado foi de 368,2 milhões, o que representa 4,1 por centro do número total de horas trabalhadas.
Este trabalho representa mais de 1 por cento do Produto Interno Bruno nacional no último trimestre, de acordo com as contas do INE, que atribuiu o custo médio de cada hora, associando-o a uma ocupação profissional equivalente.
Atualmente existem cerca de 535 mil voluntários em instituições de solidariedade social e um número aproximado a este no que toca a pessoas que desempenham funções informais.