Um par de sapatos, algo tão banal para nós, é ainda uma necessidade para milhões de pessoas. Estima-se que, se o mundo fosse uma aldeia de 100 pessoas, 40 não tinham sapatos
Sim, ouviu bem, os sapatos. É que um par de sapatos, algo tão banal para nós, é ainda uma necessidade para milhões de pessoas. Estima-se que, se o mundo fosse uma aldeia de 100 pessoas, 40 não tinham sapatos.
Já pensou de que forma é que um par de sapatos pode fazer a diferença no quotidiano de muitas pessoas? Alguma vez pensou no que faria se não tivesse sapatos?
O «One day Without Shoes» é um evento à escala mundial, com o intuito de alertar para os milhões de pessoas que, por falta de calçado, são obrigadas a andar descalças todos os dias, expostas às mais diversas lesões e doenças infeciosas transmitidas através do solo. A grande responsável pela ideia é a empresa TOMS, criada em 2006 que, conscientes de que a sensibilização é um meio para a ação, por cada par de calçado que vende em países desenvolvidos, oferece outro a alguém de um país em desenvolvimento.
Em 2012 o evento chegou a Portugal, pela mão do GASNova, um Grupo de Ação Social, fundado na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Tendo como objetivo, a «aproximação dos jovens aos maiores desafios do mundo e, em última instância, potenciar a geração de ideias e soluções inovadoras», o GASNova volta a desafiar os portugueses a descalçarem-se, no próximo dia 29 de abril, entre as 11h e as 18h, na baixa lisboeta, numa ação que culmina com uma marcha sem sapatos.
Como o GASNova não vende calçado, realizará ainda uma angariação de sapatos durante o evento, em que poderá doar aquele par de sapatos que tem lá em casa e que já não usa.
Em 2012, o GASNova recolheu mais de 135 pares de sapatos, os quais foram entregues a diferentes associações sociais portuguesas. De referir que a cada par de calçado doado será atribuído um número de registo através do qual é depois possível saber onde foi entregue.
O evento espalha-se este ano a várias cidades do país, como Matosinhos, Coimbra, Caldas da Rainha e Leiria, neste último caso, em parceria com a Associação Fazer Avançar e o seu projeto social SPEAK.
O GASNova conta consigo e milhões de pessoas contam com a sua ajuda!
Porque é localmente, no sítio onde vivemos, que podemos e devemos começar a despertar para os grandes desafios do mundo!
Clique aqui para saber mais sobre este evento.