Transmontanos emigrados em França criam associação para ajudar crianças

Nova Filantropia10 Maio, 2013

Associação de transmontanos que vivem em Groslay, nos arredores de Paris, está a angariar fundos para ajudar crianças portuguesas. O primeiro donativo foi no valor de 3600 euros

Transmontanos emigrados em França criam associação para ajudar crianças

O dinheiro foi entregue à Obra Kolping de Bragança, uma casa onde vivem 20 crianças, dos 0 aos 12 anos, avança o Jornal de Notícias. Uma ajuda recebida com muita alegria pelo vice-presidente. “Será muito bem aplicado na felicidade das crianças”, afirmou José Tabuada.

A iniciativa nasceu da vontade de Abílio Alves, natural de Bragança, quando assistiu a uma reportagem na televisão sobre Portugal, onde se falava de crianças que vão para a escola sem comer.

“Apesar de as situações denunciadas não terem ocorrido em Bragança, fiquei preocupado com a possibilidade de alguns conterrâneos passarem mal, afirma.

Lançou então um apelo a outros, que aceitaram prontamente. Criaram depois a Associação Os Transmontanos, que começou por angariar fundos através de uma festa com grupos musicais de origem portuguesas. A ação contou com a presença de 250 pessoas deixando de fora, pelo menos, 169 outros.