Toneladas de rolhas de cortiça que ajudam

Sociedade Civil9 Janeiro, 2015

A Associação Guias de Portugal já recolheu 30 toneladas de rolhas de cortiça utilizadas. O valor que resulta da venda das rolhas para nova utilização reverte integralmente a favor de IPSS

Toneladas de rolhas de cortiça que ajudam

O projeto «Ação Saca-Rolhas», promovido pela Associação Guias de Portugal, recolheu até ao momento 30 toneladas de rolhas de cortiça utilizadas, com o duplo objetivo de contribuir para a preservação do ambiente, reaproveitando um recurso natural — a cortiça – e colaborar com instituições de solidariedade social, uma vez que o valor que resulta da venda das rolhas para nova utilização reverte integralmente a favor de uma das instituições selecionadas.

Com pontos de recolha nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Açores e Madeira, as Guias de Portugal já receberam mais de 30 toneladas de rolhas de cortiça nos seus rolhões, o que permitiu apoiar várias instituições de solidariedade social em todo o país.

Para além da recolha, a Associação Guias de Portugal tem realizado um conjunto de iniciativas de promoção da reciclagem das rolhas de cortiça.

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e o principal país exportador de cortiça com uma quota de 65% do mercado mundial da exportação. A principal aplicação deste material é a rolha e a possibilidade da sua reciclagem aumenta os benefícios ambientais associados à sua utilização. Separar as rolhas, em casa ou num restaurante, é dar oportunidade para que este material seja reutilizado noutras aplicações.

Os interessados em contribuir para a recolha de rolhas da Associação Guias de Portugal podem contactar as Guias destes distritos e solicitar um rolhão, combinando o local e a data para a entrega. Posteriormente, as Guias fazem a substituição do rolhão e a recolha das rolhas.