A iniciativa é organizada pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Embaixada do Canadá
As bolsas que resultaram da corrida em 2011 foram atribuídas no mês passado. João Lacerda, do Hospital de Santa Maria, e Sofia Braga, do Instituto Gulbenkian de Ciência, receberam cerca de 15 mil euros cada para aplicarem nos seus estudos.
Quanto à edição deste ano, as inscrições serão feitas no próprio dia da corrida, a partir das 9h30. A partida está prevista para as 11h e o ponto de encontro é no Parque das Nações, em Lisboa.
O canadiano Terry Fox perdeu a perna direita devido a uma amputação provocada pelo cancro dos ossos. A sua história correu mundo e tornou-o num dos mais célebres activistas na luta contra esta doença.
Depois de aprender a caminhar com a ajuda de uma prótese, Fox decidiu percorrer todos os cantos do Canadá de modo a angariar fundos que, posteirormente, seriam doados à investigação oncológica.
Assim foi. Partiu a 12 de Abril de 1980 e percorreu 5300km em 143 dias seguidos, numa média de 42km diários.
Terry viu-se forçado a interromper a jornada quando descobriu que o cancro tinha atingido os seus pulmões, falecendo alguns meses depois, a poucas semanas de completar 23 anos.
A Fundação criada em sua homenagem desenvolve diversas iniciativas de angariação de fundos, como a Maratona da Esperança, que se realiza em várias cidades a nível mundial.
Saiba mais em www.terryfox.org
Dados importantes:
Data: sábado, 12 de maio de 2012
Local: Rossio dos Olivais, Parque das Nações, Lisboa
Hora: 09h30 (partida às 11h)
Valor da inscrição/donativo: ?5
Mais informações: www.ligacontracancro.pt