A Fundação Tabaqueira contribuiu com uma verba a rondar os 7,5 milhões de euros na requalificação de uma rede de 20 teatros espalhados por todo o País. Aliada com a FEDER e com o PIDDAC, investiu na construção, modernização e recuperação de várias casas de espectáculos. A inauguração da mostra de fotografias ?De volta […]
A Fundação Tabaqueira contribuiu com uma verba a rondar os 7,5 milhões de euros na requalificação de uma rede de 20 teatros espalhados por todo o País. Aliada com a FEDER e com o PIDDAC, investiu na construção, modernização e recuperação de várias casas de espectáculos.
A inauguração da mostra de fotografias ?De volta aos teatros? no Cine Teatro Avenida,em Castelo Branco, no dia 4 de Setembro, foi a primeira das várias iniciativas agendadas e contou com a presença de Nuno Jonet, administrador da Tabaqueira.
Nuno Jonet destacou a importância da exposição que teve como objectivo «trazer à memória este projecto de mecenato cultural que foi único e, provavelmente, o mais importante na área, alguma vez feito em Portugal».
A exposição, levada a cabo pelos fotógrafos Teresa Santos e Pedro Tropa está integrada nas comemorações do 10º aniversário da recuperação do edifício do Avenida sendo «uma homenagem a espaços menos notados de diversos teatros, um pouco por todo o país, e um tributo a um dos mais importantes momentos na democratização da oferta da cultura, nas últimas décadas, em Portugal» definiu Carlos Semedo, programador cultural do Cine Teatro albicastrense.
Para comemorar os 10 anos da recuperação do Cine Teatro Avenida estão previstas as oficinas ?À descoberta do Cine Teatro? e outra exposição, desta feita, coma relatar a história da arquitectura do espaço que sofre várias alterações com o decorrer dos anos.
Ao longo do mês de Setembro estão programadas várias iniciativas, que mostram fotos antigas e plantas de arquitectura de alguns dos teatros que receberam o apoio financeiro da Tabaqueira.