Surf for All é uma iniciativa de um grupo de amigos surfistas da escola de surf Duckdive, na praia do Castelo, Costa da Caparica, que promove a prática do desporto por parte de pessoas com deficiência
Nuno Duarte, um dos surfistas da escola, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e quis continuar a praticar o seu desporto favorito. Com a ajuda dos seus amigos, Nuno conseguiu voltar ao mar apesar das incapacidades físicas. Vários banhistas da praia observavam com curiosidade o surfista na água com os seus amigos e quiseram que esta iniciativa fosse alargada a um maior número de pessoas.
«As pessoas viam-nos com o Nuno com bastante curiosidade e queriam que este gesto fosse partilhado por mais pessoas com deficiência», conta Luís Nunes, um dos organizadores do Surf for All.
O evento começou em 2011 ainda com poucas pessoas, mas com perspetivas de crescer. Em 2013, tornou-se no maior evento de evento de surf adaptado da europa com um total de 103 participantes.
Com um interregno em 2014, por falta de patrocínios, o evento regressou à praia do Castelo para a sua 4ª edição esta quinta-feira e conta com 80 participantes acompanhados por 80 colaboradores, todos eles voluntários.
«O evento conseguiu voltar felizmente e muito com a ajuda do Ginásio Clube Português e com o apoio da Câmara Municipal de Almada», conta Luís Nunes esperançado que a iniciativa continue para o ano. «Se conseguirmos os apoios necessários certamente que vamos continuar.»
O dia foi animado apesar do tempo não ter sido muito convidativo para banhos. Nada demoveu os participantes, que se mostraram bastante entusiasmados.
«Senti-me bem, gostei muito. Vi várias vezes na televisão pessoas a fazer surf e sempre quis experimentar», contou Rafael Santos, um dos participantes, na pausa para o almoço. O evento, além desta quinta-feira, vai estar também na praia do Castelo, na Costa da Caparica (Almada), sexta-feira, dia 12 de junho.