Esta manhã, Aureliano Neves e Rui Pereira, da Fundação Sporting, receberam os jovens
A responsável por esta acção, Shimoko Yamasuga Gouveia, explica: ?Pensei morar em Portugal há 30 anos, até porque fui casada com um português. Hoje tenho 75 anos e fiquei muito sensibilizada com o que aconteceu no Japão. Procurei, aliás, fazer qualquer coisa pelas vítimas. Dar dinheiro seria fácil, mas não mostrava o meu coração. Então, fiz um programa e com a ajuda de alguns amigos falamos com o Sporting e conseguimos incluir esta visita no programa.»
Shimoko conseguiu não apenas o apoio do Sporting mas também da Embaixada do Japão, da Associação Amizade Portugal e de outras instituições. Para a Fundação leonina, esta é uma «manifestação de apoio e incentivo a jovens japoneses, que, pela primeira vez, se deslocam ao estrangeiro, numa iniciativa que visa ajudá-los a recuperar a própria vida».
Shimoko Gouveia adiantou ainda que «esta visita foi muito especial para estes jovens. Foi muito bonita. Estamos a falar de crianças com idades entre os 12 e 15 anos que nunca tinham saído do seu País. Portanto, encararam esta visita com grande entusiasmo. Demos um pouco de felicidades a todas elas. O Sporting é realmente um Clube muito especial.»
De salientar ainda que estes jovens, vítimas de uma tragédia que impressionou o mundo, serão recebidos, ainda durante esta semana, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, por António Costa, presidente da câmara Municipal de Lisboa, e pelo embaixador do Japão, Nobutaka Shinomiya.