Solidariedade no IRS aumenta cerca de 30%

Sociedade Civil16 Setembro, 2013

O montante entregue para solidariedade na última entrega das declarações fiscais foi superior a 9 milhões de euros. Mais de 360 mil famí­lias consignaram 0,5% do IRS a uma instituição

Solidariedade no IRS aumenta cerca de 30%

O atual contexto financeiro está a tornar os portugueses mais generosos. Sinal disso é o aumento do montante da doação para instituições de solidariedade, através da declaração de rendimentos em sede de IRS.

Em 2012 364 mil portugueses optaram por consignar 0,5 por cento do imposto a uma instituição. Graças a esta ação solidária foram reunidos 9.133.762 euros, um aumento de 28 por cento face ao ano anterior.

O valor pode ainda vir a aumentar, uma vez que esta quantia só inclui quem entregou a declaração a tempo, e há quem o faça já depois do prazo legal. O montante será distribuído às instituições no início de 2014 quando as contas do imposto estiverem fechadas.

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, a Acreditar ou a Ajuda de Berço terão sido as instituições mais escolhidas pelos contribuintes.

Ao todo 54% das pessoas que preencheram a declaração não se esqueceram de assinalar o campo destinado à consignação do IRS a uma instituição de solidariedade.