Solidariedade: Funcionários dos CTT tornam-se chefs

Pobreza e Exclusão Social28 Maio, 2013

Os colaboradores dos Correios vão para a cozinha durante quatro dias (De hoje, 28, a 31) confecionar as melhores receitas portuguesas. No fim, as iguarias serão entregues a instituições sociais

Solidariedade: Funcionários dos CTT tornam-se chefs

Entre hoje, 28, e 31 de maio, o espaço Kiss the Cook, no Lx Factory, vai ser o anfitrião da iniciativa «Portugal Connosco – Receitas ao Balcão», uma espécie de Masterchef à portuguesa. Organizado pelos CTT, este evento dará a conhecer 52 das melhores receitas nacionais confecionadas por 52 funcionários das lojas dos Correios.

Henrique Sá Pessoa é o consultor gastronómico do projeto que será todo fotografado e filmado e que pressupõe uma vertente solidária: a entrega dos pratos tradicionais e típicos de todas as regiões do País à Associação Dar e Acordar. Será essa instituição a fazer a recolha do produto final e a entregá-lo aos Albergues Nocturnos, que ajudam os sem-abrigo a ter cama, kit de higiene e alimentação.

Durante o mês de abril, um júri constituído pelo Chef Henrique Sá Pessoa, um crítico gastronómico, um responsável da restauração e um representante dos CTT analisou as cerca de mil receitas enviadas por colaboradores da empresa e escolheu as 52 melhores, 13 por cada uma das quatro categorias a concurso: sopas, entradas e petiscos; pratos do mar; pratos da terra; e bolos e sobremesas.

Para cada categoria, haverá uma sessão própria diária, em que os 13 candidatos cozinharão ao mesmo tempo. No final de cada sessão, o júri elege o melhor prato da categoria, totalizando quatro vencedores.

Será um momento para viver e partilhar um dia diferente, ajudando as pessoas mais desfavorecidas, pois são elas que precisam de mais e melhores respostas sociais para poderem retomar a via da integração social.