O Serviço Voluntário Europeu procura jovens dos 18 aos 30 anos para projetos na área da cultura, do desporto ou do serviço social. As candidaturas já estão abertas e há 270 vagas.
Para concorrer a esta iniciativa, os voluntários devem indicar as funções o tempo que pretendem ficar fora e o país, indicando também o local para onde gostavam de ir.
O número inicial eram de 270 vagas, que têm vindo a ser preenchidas e a descer gradualmente. Cada voluntário é acompanhado por um promotor, que orienta em termos pessoais, linguísticos e administrativos.
Apesar de não ser uma atividade remunerada, já que o maior ganho está nas «novas competências» e na experiência em si, há países que oferecem ao voluntário um subsídio mensal de «sobrevivência», que pode rondar os 100 euros. Os prazos de candidatura são específicos para cada atividade.
A iniciativa do Serviço Voluntário Europeu (SVE) tem como objetivo promover a solidariedade e a cidadania entre vários países do Mundo. Em Portugal, a promotora é a associação juvenil ProAtlântico, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2001 e com sede em Oeiras.