A inicativa chama-se Projeto Solidário Maratona da Saúde e tem como missão sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica em Portugal e aprofundar o conhecimento das doenças.
A parceria assinada com a RTP terá como objetivo ser alargada ao público em geral. Actualmente há um grupo de investigadores em biomedicina em Portugal de «grande qualidade» e os fundos póblicos são limitados, sendo a quota desta área das ciências da saúde cerca de 12 por cento dos fundos públicos.
«Achámos que a prevalência de doenças como cancro, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas é grande em Portugal e há gente para fazer avançar o estudo dessas doenças e das terapeuticas eventuais», António coutinho, Presidente Maratona Saúde.
O dinheiro será angariado através do público, através de ações realizadas em escolas, associações, misericórdias, entre outras. Para chamar a atenção para este projeto associaram-se a este projeto muitas caras conhecidas da televisão, da saúde e da investigação cientifica, de forma a «consciencializar o país», sublinha o responsável.
As ações têm data de inicio a 6 de novembro, um pouco por todo o país.