Além de contribuir para a preservação do ambiente, o projeto Ação Saca-Rolhas, promovido pela Associação Guias de Portugal, também tem uma vertente solidária.
Tudo começa com a angariação de rolhas de cortiça usadas que, depois, são vendidas a empresas que reciclam o material. O pagamento que resulta do negócio reverte, integralmente, a favor de uma instituição social.
Até ao momento, a Associação já recolheu 30 toneladas de rolhas de cortiça utilizadas, que se transformaram em donativos para várias instituições de solidariedade social de todo o país. Existem pontos de recolha nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Açores e Madeira.
Qualquer pessoa ou entidade pode requisitar um “rolhão” junto das Guias de Portugal e contribuir para a angariação. Quando o recipiente estiver cheio, as voluntárias recolhem-no e substituem-no.
Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e o principal país exportador de cortiça com uma quota de 65% do mercado mundial da exportação.