Esta iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de habitabilidade de pessoas idosas carenciadas através da realização de pequenas beneficiações e reparações nas suas casas, comparticipadas pelas empresas aderentes da REPARAR, e efetuadas pelos seus colaboradores em regime de voluntariado.
Através de diversas respostas sociais, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apoia diariamente mais de 7.000 pessoas idosas, muitas das quais residem sozinhas e em habitações degradadas, não possuindo rede familiar e com uma vida solitária e isolada.
â??A associando a rede social da Santa Casa e o seu conhecimento das necessidades dos seus utentes à responsabilidade social das organizações, a REPARAR, criada em 2011, conjuga vontades e esforços para, através do voluntariado corporativo, beneficiar casas degradadas de pessoas idosas carenciadas e isoladas», lê-se no sítio web da iniciativa.
Ao longo das duas edições anteriores, em 2012 e 2013 a REPARAR já possibilitou a reparação de 52 casas beneficiando os 59 idosos que nelas residem. Estas intervenções envolveram um total de 27 empresas apadrinhadoras e 532 dos seus colaboradores que participaram como voluntários, perfazendo um total de 4320 horas de voluntariado e que totalizaram um investimento de 212.000 euros (num investimento médio de 4.000 euros por intervenção).
Em 2014 o objetivo é reparar 26 casas de utentes de Serviços de Apoio Domiciliário e de Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.