Refood distribui quase mil refeições diárias em Lisboa

Pobreza e Exclusão Social24 Outubro, 2014

Já existem 18 núcleos da Refood na cidade de Lisboa, que recolhem refeições excedentárias e as entregam a famí­lias carenciadas

Refood distribui quase mil refeições diárias em Lisboa
“Há equipas formadas em 18 freguesias de Lisboa, das 24. Um total de 50 equipas, em cinco comunidades em pleno funcionamento, [permitem ter] quase mil as pessoas a receber refeições diárias”, explicou à agência Lusa Hunter Halder.

 

O projeto tem “pouco mais de mil voluntários” no terreno e mais estão a formar equipas em vários pontos do país, acrescentou, falando a propósito do Dia Mundial da Alimentação que se assinalou na quinta-feira.

 

“Estamos a produzir 24 mil refeições mensais”, referiu Hunter Halder, e explicou que são menos nos fins de semana, concentrando-se nos dias úteis, quando as empresas trabalham mais e há mais voluntários disponíveis.

 

Além de Lisboa, há centros de operações em Viana do Castelo, Braga, Covilhã, Porto, Gaia, Fundão, Leiria, Faro. Até final do ano está prevista a presença em Cascais, Foz do Douro, Braga e Covilhã.

 

Depois de promover a ideia e chamar voluntários, o processo de instalação segue com a avaliação da área, as empresas presentes na freguesia, os potenciais parceiros, as fontes de informação para saber quais os beneficiários, como as câmaras municipais, as misericórdias, a Cruz Vermelha ou a Igreja, com a procura de espaços vazios para o centro de operações, a elaboração de um plano de ação e a abertura do núcleo.