O enquadramento, com o tema «Igualdade de Género» e a expressão artística da obra foram os principais critérios na base desta selecção
Nesta 6ª edição da iniciativa, o desafio passou por registar os desajustamentos da sociedade, focando no tema da Igualdade de Género.
O grande vencedor do REFLEX 2012 é António Ámen, com a fotografia «Profissão: Ferreira». O segundo e terceiro lugar couberam, respectivamente, a Ana Filipa Scarpa com a fotografia «Em pé… de Igualdade» e a Rodrigo Cabrita com a obra «Educação, o colo da vida». Pessoa Neto e Mário Delgado foram distinguidos com a 1ª e 2ª Menção Honrosa pelas fotografias «O mesmo semblante, o mesmo rumo» e «Varredora», respectivamente.
Tendo em vista a premiação e a valorização da fotografia enquanto expressão artística, social e cultural, o Reflex é um projecto de intervenção sociocultural da CAIS, numa parceria com o Banco Espírito Santo, tendo em conta a sua política de responsabilidade social.
Os cinco grandes vencedores desta edição receberam 1000?, 600?, 400? e 300?, respectivamente, e os seus autores receberam também equipamento da marca Epson e uma assinatura anual da revista «O Mundo da Fotografia Digital». As imagens finalistas serão, ainda, publicadas na edição de outubro da Revista CAIS e estarão em exposição até 11 de novembro, numa mostra itinerante pelas várias estações de metro de Lisboa.