Recordar é viver no Café da Memória

Nova Filantropia4 Abril, 2013

Se recordar é viver, as pessoas com problemas de memória ou demência morrem todos os dias um bocadinho

Recordar é viver no Café da Memória

Para lhes prolongar a vida, a Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra uniram-se e desenvolveram o Café Memória.

A iniciativa destina-se a pessoas com demência ou alzheimer e respetivos ou familiares e já foi experimentada com sucesso noutros países como França, Estados Unidos ou Inglaterra.

A ideia é criar um local de encontro que, num ambiente descontraído, promova a troca de experiências e de conhecimento entre pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do isolamento social são os principais objetivos do projeto, que conta com Margarida Pinto Correia no lugar de embaixadora.

Segundo Catarina Alvarez, coordenadora, além de partilhar experiências, os participantes têm a possibilidade de interagir e «realizar atividades lúdicas e estimulantes, num ambiente que se pretende que seja reservado e protegido, em que se oferece suporte emocional e informação útil».

Além da apresentação de um tema por um orador convidado, os encontros também contam com atividades lúdicas, nas quais não faltará uma pausa para café. A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia. Basta aparecer no C.C. Colombo, em Lisboa, no primeiro sábado de cada mês ou no CascaiShopping no terceiro sábado de cada mês.

A participação nas sessões do Café Memória é gratuita e não necessita de inscrição prévia. As primeiras edições acontecem a 6 e 20 de abril nos restaurantes Portugália, um dos parceiros empresariais da iniciativa, dos respetivos centros comerciais.

Clique aqui e conheça mais sobre o evento