Missão
- Atender às necessidades de relacionamento e articulação operacional das organizações filantrópicas, promovendo o seu conhecimento mútuo, dinamizando o contacto com as autoridades e as instituições públicas, desenvolvendo canais e processos de comunicação com as organizações operacionais no território da solidariedade e do apoio social.
- Zelar pela autenticidade e certificação da informação partilhada, constituindo uma plataforma de troca de informação relevante sobre projectos, acções, ideias, experiências, resultados e recursos no sector da filantropia.
- Contribuir para um efectivo conhecimento das políticas e práticas filantrópicas privadas e públicas, facilitando aos beneficiários um contacto rápido e directo com os patronos e os agentes dos programas de apoio em vigor.
- Difundir as melhores práticas filantrópicas, assinalando anualmente os case study e as recomendações nacionais e internacionais para filantropos, ONG e outras entidades envolvidas no terceiro sector.
Âmbito de Actuação
No plano operacional, o Portal vai contudo prestar atenção específica a Portugal, Angola, Moçambique e Brasil, aprofundando em cada mercado o conhecimento da realidade filantrópica e oferecendo aos operadores locais uma visão nacional e lusófona da sua actividade.
Operar-se-á uma estratégia de afirmação internacional da filantropia em Língua Portuguesa, desenvolvendo parcerias de índole académica, operativa e avaliativa através da actuação do Instituto Internacional de Filantropia, instituição sem fim lucrativo, que centralizará o relacionamento institucional e financeiro no plano internacional.
História da Filantropia
A caridade foi pregada pelos seguidores de Cristo como uma das virtudes fundamentais da nova religião, mas nunca tinha sido prescrita como valor romano ou grego, no quadro das suas devoções religiosas de índole pagã.
Assim, a Filantropia constituiu uma alternativa cívica à motivação religiosa da caridade. Pode, portanto, afirmar-se que a Filantropia é Caridade, mas sem o sentimento ou motivação religiosa.