Por alguns momentos, Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, despiu a capa de um dos mais reconhecidos CEO da Europa e foi a Chelas entregar ao Instituto de Apoio à Criança centenas de livros infantis e juvenis, jogos didácticos e filmes pedagógico-educativos
«A Portugal Telecom tem como um dos principais objetivos o tema da sustentabilidade, na sua vertente económica, social e ambiental e estamos perante este projeto de grande mérito, que visa colmatar uma carência muito importante, principalmente entre as crianças de 12, 15, 16 anos. Temos apoiado, queremos continuar a apoiar e todo o mérito é dos trabalhadores da PT, que no seu coletivo conseguiram juntar 3800 livros e jogos que estamos a oferecer a esta instituição», afirmou.
E explicou mais: «Decidimos que este ano teríamos um calendário de apoio social e todos os meses a PT apoia uma instituição. Em janeiro foi o Instituto de Apoio à Criança, em fevereiro foram 4 Casas do Gaiato e assim sucessivamente e por isso todos os meses temos um desafio interno de apoio a uma instituição, o que mobiliza toda a nossa a empresa, somos 11 mil mno País. A recolha dos livros e dos jogos aconteceu em 13 locais e entregámos em sete localizações distintas da instituição, o que prova que a união faz a força e que acima de tudo a sustentabilidade faz parte do DNA da PT».
A iniciativa da PT foi apelidada de «Ajude quem ajuda» e recolheu, no total, 3770 donativos provenientes de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Évora, Beja, Faro, Funchal e Ponta Delgada.
O primeiro passo desta acção foi a ajuda ao IAC mas a caminhada ainda é longa. Este ano, vão ser ajudadas mais 11 instituições, e todas elas de modo diferente, tendo em conta as suas necessidades. As instituições abrangidas pela solidariedade dos trabalhadores da PT são: Abrigo de Nossa Senhora de Fátima (Madeira), Aldeias SOS, Casa do Gaiato, Instituto Apoio à Criança, Refúgio Aboim Ascensão, Ajuda de Mãe, Caritas Diocesana, Comunidade Vida e Paz, Acreditar, ASCUDT (Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes), Associação Seara de Trigo (S. Miguel ? Açores) e CERCI (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados).