Projeto contra a cegueira e a pobreza ganha Prémio

Comunidades9 Setembro, 2015

O Prémio António Champalimaud de Visão foi atribuído a um projeto inovador de três ONG que junta prevenção e tratamento da cegueira, luta contra a pobreza e promoção económica e social das populações

Projeto contra a cegueira e a pobreza ganha Prémio

O Projeto Kilimanjaro reúne três organizações extraordinariamente ativas na África subsaariana: o Kilimanjaro Centre for Community Ophthalmology, a Seva Foundation e a Seva Canada.

Estas três instituições atuaram no combate à pobreza, no combate à cegueira e também na promoção económica e social das populações através de programas de microcrédito e microfinanciamento.

Estes programas de microcrédito abrem novas perspetivas e dão um novo sentido a atividades tradicionais, como o artesanato, pondo o resultado destas atividades ao serviço das populações e garantindo a estas comunidades esquecidas uma nova forma de vida e desenvolvimento sustentável.

O Projeto Kilimanjaro atua num dos cenários mais dramáticos de África, num território devastado pela pobreza extrema, pelos flagelos naturais, pela doença e pela cegueira, que atingiu nesta área números inimagináveis.

O Prémio António Champalimaud de Visão 2015 reconhece o esforço de organizações que, com poucos meios, ultrapassaram dificuldades desenvolvendo um combate cujos resultados já são visí­veis.

A atribuição do Prémio António Champalimaud, no valor de um milhão de euros, vai permitir ajudar nesse esforço marcando a diferença na vida de milhares de pessoas, principalmente crianças, que ainda vivem em situações de pobreza extrema, de cegueira que pode ser recuperável e vai seguramente permitir que muitos que não vêem passem a ver e evitar que muitos que hoje vêem não percam a visão.