Prioridade europeia: «ajudar os pobres e excluídos»

Sociedade Civil27 Fevereiro, 2013

Para a maioria dos europeus as iniciativas mais importantes do programa estratégico Europa 2020 são ajudar os mais desfavorecidos e modernizar o mercado de trabalho

Prioridade europeia: «ajudar os pobres e excluídos»

“Ajudar os pobres e excluídos socialmente e permitindo-lhes desempenhar um papel activo na sociedade”, consideram 80 por cento dos inquiridos, pode ler-se no relatório de Outono Opinião Pública na União Europeia, divulgado a 25 de fevereiro.

O relatório que teve como um dos principais objectivos aferir o sentimento nos países da União Europeia revelou ainda que Portugal é o país europeu que menos quer saber de cidadania europeia, sendo que 40% afirmam não se sentirem europeus.

Recorde-se que os dados nacionais foram recolhidos entre 3 e 18 de Novembro de 2012, alguns dias depois da aprovação na generalidade do Orçamento do Estado para 2013 e o momento em que foi conhecida a intenção do Governo de cortar 4 mil milhões de euros no plano de refundação do Estado.

O que terá contribuído para o sentimento antieuropeu foi ainda a visita de Angela Merkel a Portugal, realizada a 12 de novembro do ano passado.