O Prémio Maria José Nogueira Pinto, uma distinção instituída pela MSD em 2012, é destinado a reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas ou instituições que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade social em Portugal, com um prémio no valor de 10.000€ e ainda três Menções Honrosas, no valor de 1.000€ cada.
O processo de candidaturas está aberto até ao dia 23 de maio e a Cerimónia de Entrega do Prémio realiza-se no dia 6 de julho, pelas 17 horas, no Grémio Literário, no Chiado.
Em 2015 foram submetidos 107 projetos de instituições de solidariedade social nacional. O projeto “Memo e Kelembra nas Escolas” da Associação Alzheimer Portugal mereceu o Primeiro Prémio e, foram ainda atribuídas quatro Menções Honrosas: ao “Projeto Mentes Brilhantes” da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional; ao projeto “Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (LGP)” da Associação de Surdos do Porto; ao projeto “A Música nos Hospitais” da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade – APMHIS; e ao projeto “Casa em Ordem” da JRS Portugal, Serviço Jesuíta aos Refugiados.
O júri presidido por Maria de Belém Roseira será composto por: Anacoreta Correia, Clara Carneiro, Isabel Saraiva, Jaime Nogueira Pinto, Óscar Gaspar e Padre Vítor Feytor Pinto.