Premiados projetos que beneficiam idosos

Idosos28 Setembro, 2015

Os projetos «Trupe Sénior», «Idade XXL» e «Envelhecimento + Ativo» foram premiados devido à sua capacidade para dar resposta a problemas sociais da terceira idade

Premiados projetos que beneficiam idosos
O projeto «Trupe Sénior», do Chapitô, Lisboa, venceu a segunda edição do prémio Agir, uma iniciativa da REN (Redes Energéticas Nacionais), criada para apoiar projetos que dão resposta a problemas sociais. O projeto vencedor prevê colocar idosos a formar grupos de animação cultural e social, promovendo a intergeracionalidade entre jovens e idosos e potenciando a coesão comunitária.

 

O segundo lugar do prémio foi atribuído à iniciativa «Idade XXL», dos Centros de Dia para Idosos, de Ribeira de Fráguas (Albergaria a Velha, Aveiro). Este projeto promove o envelhecimento ativo através de programas focados na intergeracionalidade e intervenção na comunidade e inclusão social, de maneira a valorizar os conhecimentos dos idosos, colocando-os ao serviço da comunidade e investindo numa aproximação e partilha entre várias gerações.

 

O terceiro prémio Agir foi entregue ao projeto «Envelhecimento + Ativo», promovido pela Engenho — Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa foi criada para atuar ao nível do envelhecimento ativo através do desenvolvimento de atividades promotoras da estimulação cognitiva e sensorial, como por exemplo, canteiros elevados para pessoas com mobilidade reduzida, adaptados à prática da hortofloricultura, sala de fisioterapia, sala snoezelen e sala da memória.

 

Os prémios foram entregues dia 24 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, havendo um valor monetário para cada um dos projectos escolhidos, respetivamente de 30 mil euros, quinze mil e cinco mil para os primeiro, segundo e terceiro classificados.

 

O prémio AGIR é entregue anualmente e escolhe sempre uma área de intervenção. Em 2014 o tema foi o estímulo à criação de emprego, neste ano o enfoque foi para o envelhecimento activo.