Português filantropo condecorado pela Rainha Isabel II

Nova Filantropia7 Junho, 2013

Lino Pires, que reside em Inglaterra há 60 anos, foi o primeiro português a receber, das mãos da monarca inglesa, a Medalha do Império Britânico pelos serviços prestados à comunidade.

Português filantropo condecorado pela Rainha Isabel II

«Num país com dezenas de milhões de pessoas, é muito difícil ser nomeado para esta condecoração, atribuída todos os anos a pessoas que ajudam a sua comunidade e as suas instituições», afirma.

Lino Pires é conhecido pela realização de inúmeras acções de solidariedade na sua comunidade, Priors Hardwick, onde vivem cerca de 80 pessoas, no município de Southam, a cerca de 150 quilómetros de Londres.

A primeira ação foi quando comprou o Butchers Arms, na altura um simples pub que Lino e a mulher, Augusta, tornaram num dos mais afamados de Inglaterra. «Abri o restaurante num domingo à noite e toda a receita foi para a igreja», recorda. No total, reuniu 12 mil libras que serviram para a pintura do templo.

Mas português contribui para outras instituições, como a NSPCC, que combate os maus tratos infantis; a Motor Neurone Disease Association, que trabalha junto dos portadores de doenças nouro-motoras; e a Cruz Vermelha Britânica. Instituições que foram beneficiadas em cerca de 100 mil libras.

Durante duas décadas, duas vezes por ano, o casal português abriu também ao público, o jardim de dois hectares da sua casa, construído pela mulher.

Mas a ação que captou maior atenção, e que terá estado na origem da distinção pela monarquia britânica, foi a doação de 260 mil libras ao Royal Marsden Hospital, em Surrey.

«Esta é uma melhalha importante em Inglaterra. Recebi já mais e duas mil cartas e cartões de clientes e amigos a parabenizar-me e a dizer que merecia a atribuição», revela.

A 6 de Junho, pouco depois e completar 80 anos, Lino Pires recebeu a condecoração das mãos da rainha Isabel II.