A taxa de desemprego em Portugal foi em 2009 a quinta mais elevada entre os 30 Estados-membros da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE), de acordo com os indicadores hoje divulgados pela organização internacional. Acima de Portugal, que registou uma taxa de desemprego de 9,6 por cento no ano passado, encontram-se apenas […]
A taxa de desemprego em Portugal foi em 2009 a quinta mais elevada entre os 30 Estados-membros da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE), de acordo com os indicadores hoje divulgados pela organização internacional.
Acima de Portugal, que registou uma taxa de desemprego de 9,6 por cento no ano passado, encontram-se apenas a Espanha (18,1 %), a República Eslovaca (11,8%), a Irlanda (11,8%) e a Hungria (10,1%).
Quanto aos Estados Unidos, tiveram no ano passado uma taxa de desemprego de 9,3 por cento, de acordo com a organização internacional. Já a média na OCDE, foi de 8,3 por cento.
Os dados divulgados hoje, que se baseiam em informação já divulgada pelo Eurostat (gabinete de estatística europeu) no que respeita aos países da União Europeia, recordam que Portugal registou em Dezembro uma taxa de desemprego de 10,4 por cento ? acima da média da organização internacional, da União Europeia (9,6%) e da zona euro (10%).
Os indicadores do Eurostat não são directamente comparáveis com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, porque os métodos de cálculo das duas organizações diferem entre si.