Portugal com grande risco de pobreza e exclusão social

Pobreza e Exclusão Social21 Fevereiro, 2012

Para o nosso país, e relativamente ao mesmo período, salienta-se um total de 2.693.000 pessoas nesta situação, o que representa cerca de 25.3% da população nacional

Portugal com grande risco de pobreza e exclusão social

Este indicador refere-se à percentagem de população que se encontra em risco de pobreza: num agregado familiar com baixa intensidade de trabalho ou passando por uma provação material severa.

 

As crianças são a faixa populacional que apresenta maior risco de pobreza e exclusão social: 26.7% nos 27 Estados membro da União Europeia, colocando Portugal acima da média dos restantes países europeus. No nosso país, e no que diz respeito à população em idade activa (dos 18 aos 64 anos), a incidência deste risco atinge igualmente 24.1% da população, enquanto que nos mais idosos essa taxa é de 26.1%. Assim sendo, ambas as taxas se encontram acima da média europeia.

 

De salientar ainda que este indicador de risco de pobreza e de exclusão social tem um carácter relativamente recente e está integrado na nova definição adoptada pela Estratégia 2020, permitindo monitorizar este esquema europeu relativamente à meta estabelecida ao nível da pobreza.