Portal Dar e Receber utilizado por mais de 120 mil pessoas

Inovação Social14 Maio, 2015

Mais de 120 mil pessoas já utilizam o portal Dar e Receber, que num ano fez mais de mil doações e angariou 31900 voluntários que oferecem o seu tempo a quem precisa

Portal Dar e Receber utilizado por mais de 120 mil pessoas

Criado pela Entrajuda e pela Cáritas Portuguesa, o projeto de solidariedade Dar e Receber faz a ponte entre quem tem alguma coisa para dar, seja tempo, bens ou equipamentos, e quem precisa de receber.

«Ao fim de um ano de atividade há 123 mil pessoas que já usam o portal Dar e Receber, 4.200 instituições de solidariedade social inscritas e 31.900 voluntários disponíveis para oferecer o seu tempo e o seu talento a quem mais precisa», disse à agência Lusa a presidente da Entrajuda.

Segundo Isabel Jonet, estão também inscritos no portal 2.440 particulares com produtos para doar.

«Estas doações são sempre intermediadas por uma instituição de solidariedade social, porque pretendemos que se cortem ciclos de pobreza e não queremos incentivar comportamentos acomodativos», explicou.

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Igrejas, os produtos que as instituições particulares de solidariedade social mais necessitam são equipamentos de mobilidade, como cadeiras de rodas, colchões, camas, computadores, impressoras e ecrãs.

Mas no portal «há toda uma variedade de produtos, desde decorações de Natal, mesas, cadeiras, sofás, candeeiros» para responder às carências das pessoas, que «infelizmente são muitas», disse o coordenador.