A rede de lojas, que começou a ganhar visibilidade nos Açores desde a realização do 1º Feirão de Natal, constitui-se num conjunto de espaços de reutilização de bens, com fins solidários
A rede de lojas, que começou a ganhar visibilidade nos Açores desde a realização do 1º Feirão de Natal, realizado, entre outros, na cidade de Ponta Delgada, em 2012, constitui-se num conjunto de espaços de reutilização de bens, com fins solidários, que se caracterizam por uma vertente ecológica ? porque visam a reutilização de bens materiais ? e uma vertente solidária, porque vendem os seus produtos a preços simbólicos, revertendo as receitas geradas para a criação e/ou implementação de projetos sociais de apoio aos indivíduos e suas famílias.
Já o ano passado, a autarquia havia contribuído para o trabalho desta rede de lojas, com a oferta dos chamados «sacos solidários», que a Câmara adquiriu junto da Casa de Saúde de São Miguel, onde são feitos por pessoas em vias de integração social com materiais recicláveis.
A campanha do «saco solidário», direcionada para as compras nos estabelecimentos comerciais locais, volta a fazer parte dos materiais a utilizar para guardar as vendas que se farão nas Eco Lojas Solidárias mas, a parceria da Câmara, que é assinada esta quinta-feira em protocolo passa a ter objetivos mais concretos de cooperação entre esta rede e as várias instituições parceiras.
Como parceira das Eco Lojas Solidárias, a Câmara Municipal de Ponta Delgada passará a participar na recolha e distribuição de roupas, bem como em todas as campanhas de angariação de bens e fundos, além da cedência de apoio logístico a esta organização que surge da necessidade de estruturar novas medidas de carácter social direcionadas para o apoio à população, em que é valorizada a troca com base numa economia social.