Este é o fenómeno «Robin dos Bosques» dos tempos modernos
No dia de Natal, o grupo de piratas «anonymous» fez questão de publicar uma mensagem no Twitter em que afirma ter tido acesso a cerca de 200 gigabytes de informação, desde e-mails a palavras-chave, passando por números de cartões de crédito.
A empresa «atacada» chama-se Stratford e é uma companhia de segurança que tem em sua posse milhares de dados de clientes de instituições importantes norte-americanas.
Os dados dos cartões de crédito foram, posteriormente, utilizados para efectuar doações a inúmeras instituições sem fins lucrativos nos EUA. Fonte deste grupo de hackers afirma que Stratford não tinha os dados encriptados, o que facilitou o acesso aos mesmos.
Os piratas Anonymous já informaram que, até ao último dia do ano, vão levar a cabo mais ataques informáticos, tendo como intuito roubar aos mais ricos para dar aos pobres. A Cruz Vermelha e a Save the Chrildren foram duas das organizações que beneficiaram com este crime informático.
De salientar o anúncio feito, há cerca de um mês, pelos Anonymous e outro grupo chamado TeamPoison, que afirmaram dar início a uma operação chamada «Robin Hood», com a qual pretendiam «restituir às pessoas aquilo com que o sistema e os bancos ficaram».