Pedalar para ajudar crianças com cancro

Crianças2 Maio, 2013

Rui Pratas, 40 anos, fez o percurso de Lisboa a Santiago de Compostela numa semana. Ao longo do percurso, contou com a generosidade de quem se cruzava no caminho

Pedalar para ajudar crianças com cancro

O antigo condutor de pesados, Rui Pratas, de 40 anos, decidiu usar uma semana de férias em prol da sua paixão pelas bicicletas e da solidariedade. O desafio era arriscado: fazer o percurso de Lisboa a Santiago de Compostela em cima de uma bicicleta, completamente sozinho. Mas a solidão tornou-se uma miragem. Ao longo do percurso, contou com a generosidade de quem se cruzava no caminho.

Assim que a sua história foi divulgada na rádio pública, multiplicaram-se os cumprimentos na estrada e as pessoas que se aproximavam para saberem mais.

Na bagagem, Rui levava uma música composta pelo irmão, Gonçalo Pratas e pela cunhada Inês Pupo (vencedores do Prémio SPA de Melhor Livro Infanto Juvenil 2012). Acreditar é viver é o nome do tema composto para ajudar a associação Acreditar, que apoia crianças com cancro e as suas famílias.

IMPACTO NACIONAL

Durante a viagem, Rui foi passando a palavra e pedindo às pessoas para comprarem a música na loja online iTunes. As receitas revertem na íntegra para a associação. Só no final do primeiro trimestre de vendas vão saber os resultados das vendas mas, para já, sabem que estão em 34º lugar do topo de vendas nacional, «à frente de artistas como Adele!», exclama, orgulhoso, Rui Pratas.

A viagem começou a ser preparada em novembro. Rui até construiu uma bicicleta especialmente para a ocasião. Estipulou um orçamento de 200 euros, contando com a generosidade das pessoas que se cruzariam no caminho deste peregrino sobre rodas.

Apesar do cansaço, Rui já pensa na viagem do próximo ano, que também quer associar a uma instituição de solidariedade. Em 2014, deverá ter a companhia de um casal que conheceu na viagem e que o acompanhou na última etapa, de Valência a Santiago, onde chegou a 27 de abril, tal como previsto.

«A partida está agendada para 20 de abril de 2014, mas já me sinto motivadíssimo», revela. Só falta escolher a próxima causa.

Diário de viagem em www.facebook.com/pedalarparaajudar e download da música disponível em www.pedalarparaajudar.org.