A Pais-em-Rede desafiou Alice Vieira, Luísa Beltrão e Luísa Ducla Soares a escreverem histórias sobre crianças afetadas por doenças que tanto as tornam «especiais» como prodigiosas e marcantes
A Pais-em-Rede desafiou Alice Vieira, Luísa Beltrão e Luísa Ducla Soares a escreverem histórias infantis sobre crianças afetadas por doenças que tanto as tornam «especiais» como prodigiosas e marcantes para a sua comunidade escolar e familiar.
Baseados em meninos reais, estes livros pretendem explicar às crianças o que é a trissomia 21, o autismo e a paralisia cerebral, de uma forma compreensível e enquadrada no dia-a-dia escolar.
Alice Vieira escreveu a história do João, um menino com autismo. Com ilustração de Paulo Guerreiro, a autora descreve a vida de João, sempre no seu mundo, num «Mundo Mágico» aos olhos de todos os outros meninos que não o percebiam.
Luísa Beltrão retrata a vida da Vera, uma menina com trissomia 21. Acompanhada com ilustrações de Tânia Bailão Lopes, a narrativa conta o primeiro dia de aulas da Vera e a primeira impressão que causa junto dos colegas de turma. Afinal Vera passa a ser uma menina «importante» aos olhos de todos, apenas por ter uma «Tri-qualquer-coisa-21».
Finalmente, Luísa Ducla Soares apresenta o Tiago, um menino com paralisia cerebral. Ana Ferreira ilustra o Tiago numa cadeira de rodas, mas acima de tudo mostra-o como um menino que vê, ouve e compreende.
Paralelamente, as receitas geradas pelos livros (3 euros cada) contribuirão para o autofinanciamento da Associação, que não exige quotas aos associados nem depende de fundos do Estado, seguindo uma política proativa de captação de fundos.
Os livros estarão à venda na livraria Ler Devagar, na Rua Rodrigues Faria 103, 1300-501 Lisboa, ou através do email: encomendasmeninosespeciais@gmail.com