O objetivo para este ano passa não só por apoiar a investigação da cura, mas sobretudo por continuar a lutar pela criação de condições para uma melhor qualidade de vida de pessoas com ELA
O famoso Ice Bucket Challenge, que revolucionou as redes sociais em 2014, mobilizou personalidades do mundo inteiro e promoveu de uma forma única a procura de cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), está de volta.
A APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica volta a apelar a todos os portugueses que adiram à campanha dos baldes de água gelada.
Segundo a Associação, «em 2014, o Ice Bucket Challenge permitiu à APELA angariar cerca de 200.000€, sendo que 50.000€ foram canalizados para suprir as necessidades financeiras que a implementação do Projeto MinE, em Portugal, implicaria».
Ainda assim, os recursos angariados apresentaram-se diminutos no momento de alcançar os 200 doentes inicialmente estimados para serem abrangidos por este projeto internacional.
O Projeto MinE trata-se de uma iniciativa de escala mundial, do qual fazem parte vários países europeus, os Estados Unidos, Austrália e Israel, que uniram esforços para descobrir a causa genética da doença e, a partir daí, desenvolver possibilidades de cura.
Para alcançar este objetivo, o ProjectMine terá de recolher 15.000 perfis de ADN completos de doentes de ELA e 7.500 perfis de ADN de «não doentes», enquanto grupo de controlo.
O objetivo do Ice Bucket Challenge 2015 passa não só por apoiar o desenvolvimento desta investigação científica, mas sobretudo por continuar a lutar pela criação de condições que munam a pessoa com ELA da melhor qualidade de vida possível.