«Orquestra XXI» eleito melhor ideia da diáspora portuguesa

Nova Filantropia7 Junho, 2013

O projeto vencedor vai juntar 40 músicos portugueses de renome, que integram as melhores orquestras do mundo, numa digressão por Portugal, a arrancar no dia 4 de Setembro na Casa da Música do Porto

«Orquestra XXI» eleito melhor ideia da diáspora portuguesa

«Orquestra XXI», o projeto que vai reunir 40 músicos da diáspora numa digressão por Portugal, foi o vencedor da 2ª edição do FAZ ? Ideias de Origem Portuguesa. Trata-se de uma iniciativa que pretende promover o empreendedorismo e que premiou, esta quinta-feira, três projetos inovadores com um valor total de 50 mil euros.

O projeto vencedor vai juntar 40 músicos portugueses de renome, que integram as melhores orquestras do mundo, numa digressão por Portugal, que vai arrancar no dia 4 de Setembro na Casa da Música do Porto. Segundo a Lusa, o objetivo do projeto é que, além dos concertos, os músicos ajudem ainda a dinamizar academias de música nacionais.

O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projeto ?Fruta Feia?, que pretende combater o desperdício alimentar através da venda de frutas e hortaliças que não têm escoamento devido aos seus problemas meramente estéticos.

Para combater a ineficiência do mercado, tendo em conta que todos os anos são desperdiçadas, por questões meramente estéticas, 30% das hortaliças e fruta produzidas, o projeto vai desenvolver parcerias com produtores locais e regionais, permitindo que os produtos sejam vendidos a preços mais baratos em espaços específicos.

Em terceiro lugar ficou o projeto de revitalização do espaço urbano «Rés-do-Chão». De acordo com a Lusa, a iniciativa ?Rés-do-Chão” é da responsabilidade de quatro arquitetas que propõem revitalizar o espaço urbano desocupado, nomeadamente os pisos térreos, para dinamizar as ruas e reabilitar as cidades.

Concurso premeia portugueses que vivem no estrangeiro

Ao vencedor do concurso foi atribuído um prémio de 25 mil euros que vai permitir a implementação do projeto, ao passo que o segundo e terceiro lugares receberam prémios no valor de 15 mil e 10 mil euros, respetivamente.

O concurso Ideias de Origem Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Gulbenkian e da associação empresarial COTEC Portugal destinada aos portugueses que vivem no estrangeiro e que visa fortalecer a ligação da diáspora a Portugal.

Esta 2ª edição recebeu um total de 75 candidaturas provenientes de vários países tais como a China, os Emirados Árabes Unidos, Brasil, Suíça, Reino Unido, Espanha ou Alemanha.

Clique aqui para conhecer os vencedores

Veja o vídeo e saiba mais sobre o projeto vencedor