Aos fins-de-semana, as sessões vão ser acompanhadas por um programa de debates e de curtos concertos
Rodado durante um estágio de verão da Orquestra Geração com músicos da Orquestra Gulbenkian, em 2010, o filme, de Filipa Reis e João Miller Guerra, retrata um grupo de alunos «avançados», que faz parte do projecto da Orquestra Geração desde o seu arranque em Portugal, em 2007.
No filme, podemos ver os alunos a ensaiar no Grande Auditório da Fundação e a tocar com a Orquestra Gulbenkian num concerto em Almada. Ana Manzanilla, violino na Orquestra Gulbenkian, é, aliás, uma das coordenadoras nacionais do projecto da Orquestra Geração. Ela própria é formada pelo Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, em que se inspira o projecto social da Orquestra Geração.
Para animar a programação paralela às projecções durante o mês, os protagonistas do filme vão juntar-se a outros alunos da Orquestra Geração, no foyer do cinema, para performances de cerca de 20 minutos antes do início de algumas sessões.
Os debates, por outro lado, realizam-se no final das sessões e tomam o filme como ponto de partida para a discussão de temas como «Adolescência», «A Arte na Educação», «Inovação Social», ou ainda «Identidades e Pertenças».
Orquestra Geração foi produzido pela Vende-se Filmes, com o apoio da Fundação Gulbenkian.