A prova realiza-se em Portugal pela primeira vez, depois do sucesso alcançado noutros países europeus.
O objectivo principal é a angariação de fundos para a criação de uma plataforma digital que permita ligar localmente pequenos produtores de hortofrutícolas portugueses, com os pequenos retalhistas locais e os consumidores locais, incluindo nestes os utentes das instituições de solidariedade locais.
Nos dias 5 (Dia Internacional da Actividade Física) e 6 de Abril vai realizar-se o «Oikos Desafio 100», uma prova física de 100 km com partida marcada na Lourinhã e chegada prevista ao Jamor (Oeiras), no dia seguinte à partida.
O percurso será dividido entre os dois dias, com os participantes a percorrem 50 km em cada dia, sendo a prova interrompida durante a noite. As equipas de 5 ou de 9 elementos podem fazer a prova em modalidade de estafeta.
Para as equipas participarem deste desafio físico, terão que superar o primeiro desafio: a angariação de fundos em equipa: Os participantes são desafiados a angariar 1000€, em equipa, até à data em que a prova se irá realizar através de uma plataforma de crowdfunding fornecida pela organização.
O “Oikos Desafio 100” conta já com alguns padrinhos da iniciativa, como a jornalista Andreia Vale, a atleta para-olímpica Simone Fragoso e o músico Tiago Bettencourt, e tem como parceiros as Câmaras Municipais de Lourinhã, Torres Vedras, Mafra, Sintra, Cascais e Oeiras, entre outros.
O objectivo do «Oikos Desafio 100» é o de angariar fundos para a construção duma plataforma digital que permita, em Portugal, a ligação entre os pequenos produtores agrícolas, os pequenos comerciantes e o consumidor final desses produtos (incluindo as Instituições de Solidariedade) para reequilibrar a respectiva cadeia de valor, ampliar a escala da agricultura familiar local (neste ano de 2014 que é o Ano Internacional da Agricultura Familiar) e assegurar a soberania e segurança alimentar e nutricional, em causa no Portugal de hoje.
O Director de Desenvolvimento da Oikos, Pedro Krupenski explica que «O fenómeno da fome e da má nutrição alastra em Portugal e a Oikos acredita que grande parte da solução para este problema passará por evitar o enorme desperdício de milhares de toneladas de produtos alimentares que são deixados apodrecer nos campos, devido a um desfasamento entre a oferta e a procura» e adianta que «esta iniciativa surge na comemoração do 25º aniversário da Oikos, com o objectivo de envolver a sociedade portuguesa no desafio contínuo que é a mudança para uma consciência mais global e solidária, bem como mobilizar e sensibilizar para o trabalho que a Oikos desenvolve, em particular em Portugal».
Todos podem participar nesta prova, desde famílias, amigos, empresas, instituições públicas e privadas, grupos desportivos ou estudantes universitários e o único requisito é ter idade mínima de 18 anos aquando da realização da prova física (ou 16 ou 17 anos de idade autorizados pelos encarregados de educação).
Os interessados devem criar uma equipa de 5 elementos (4 elementos que farão a prova física e 1 elemento de apoio) que queiram percorrer a prova dos 0 aos 100km em conjunto, dividir-se em duplas que percorrem 50km cada ou dividir-se em elementos individuais e cada um percorre 25km.
Os interessados poderão, também, constituir uma equipa de 9 elementos (8 elementos que farão a prova física e 1 elemento de apoio) que poderão fazer a prova dos 0 aos 100km em conjunto, ou fazer o percurso de 100km em modalidade de estafeta: dividir-se em dois grupos de 4 elementos que percorrerem 50km; dividir-se em duplas que percorrerem 25kms ou dividir-se em elementos individuais e cada um percorrer 12,5km.
Após a inscrição da equipa, os elementos terão acesso a uma plataforma de crowdfunding à sua disposição, através da qual deverão angariar fundos, bem como a um Manual de Angariação de Fundos e um Manual de Treino com várias dicas e sugestões.
Os interessados podem encontrar toda a informação, materiais de apoio e incentivo à superação de ambos os desafios em
www.oikosdesafio100.pt