Durante este verão, 500 crianças carenciadas de todos os pontos do país vão passar férias nas instalações da antiga colónia infantil O Século, em São Pedro do Estoril
Durante este verão, cerca de 500 crianças continuam a tradição iniciada há 88 anos, em 1927. Trata-se da Colónia Balnear Infantil «O Século», fundada com o objetivo de proporcionar às crianças mais carenciadas dias de férias na praia.
Durante dois meses, a Colónia de Férias vai estar em funcionamento, acompanhada por uma equipa de 30 monitores devidamente formados.
Este ano recebe crianças de vários concelhos do interior do País, como Arganil, Almodôvar, Estremoz, Fundão, Sertã, Tábua, Proença-a-Nova e Viana do Alentejo.
Mas, serão também acolhidas crianças desfavorecidas do Porto, Barreiro, Lisboa, Montijo, Almada, Sintra, Cascais e Oeiras, que começam a chegar a São Pedro do Estoril a partir de hoje, dia 22 de junho.
Usufruindo da sua localização privilegiada, com acesso direto à praia de São Pedro do Estoril, e dispondo de um espaço renovado, a Fundação «o Século» proporciona a estas crianças várias atividades.
Para além das idas à Praia de São Pedro do Estoril, as crianças vão ainda ter acesso a um vasto conjunto atividades lúdico-pedagógicas, entre as quais uma visita ao Oceanário de Lisboa.
A Colónia Balnear Infantil «O Século» nasceu e instalou-se em São Pedro do Estoril, numa antiga fábrica de conservas, a 10 de setembro de 1927, concretizando a ideia do então jornalista e diretor do Jornal «O Século», João Pereira da Rosa. Atualmente, a atividade social da Fundação desenvolve-se muito para além da Colónia de Férias, com 16 diferentes valências de apoio social, da infância à idade sénior, que alcançam, diariamente, cerca de 600 pessoas.