O poder de um abraço

Comunidades22 Maio, 2017

No Dia Mundial do Abraço, que se celebra hoje, recordamos a importância de transmitir o que sentimos aos outros e os benefícios que influenciam diretamente no nosso bem-estar físico e mental

O poder de um abraço

Felicidade

Quando abraçamos alguém de quem gostamos, o corpo liberta a hormona do amor e da felicidade, que está relacionada com a sensação de bem-estar tanto físico como mental. É por isso que os abraços nos ajudam a sentir bem e a transmitir uma boa energia que se reflete numa melhoria do estado de ânimo. Por isso são muito benéficos para combater o stress, superar bloqueios mentais e recuperar de sentimentos de nostalgia ou tristeza.

 

Comunicação

Os abraços são um bom remédio para superar a solidão, pois oferecem um contacto físico que consegue que as pessoas se sintam protegidas, apoiadas e compreendidas. Geram também um sentimento de agradecimento e favorecem a comunicação afetiva e o desenvolvimento da empatia. Tudo isso é essencial para melhorar as nossas relações sociais e sentir-nos bem mais confiantes e seguros.

 

Tensão arterial

Quando abraçamos alguém a nossa ‘hormona do amor’ dispara. Esta hormona, conhecida como oxitocina, desempenha um papel fundamental na redução de cortisol o que faz descer a pressão arterial. Estudos mostram que os abraços têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas.

 

Reforça o sistema imunitário

A leve pressão no esterno e a descarga emocional ativam o chakra do plexo solar, que por sua vez estimula a glândula timo. Esta glândula regula e equilibra a produção de glóbulos brancos, contribuindo para a manutenção de altos níveis de imunidade.

 

Reduz o stress

Os abraços diminuem os níveis de cortisol, conhecido como a hormona do stress. Altos níveis desta hormona podem prejudicar a saúde. Estudos encontraram evidências de que pessoas que foram mais abraçadas na infância demonstram menos sintomas de stress na vida adulta.

 

Alivia a dor

A oxitocina faz-nos sentir menos dor. Abraçar também é muito eficaz para aliviar tanto o desconforto físico e emocional.

 

Relaxa os músculos

Ao promover a libertação de “hormonas boas” e reduzindo a tensão arterial, o abraço ajuda também a descontrair os músculos, ajudando a libertar e diminuir a tensão no corpo.

 

Oferece proteção

O toque carinhoso de um abraço ajuda a criar uma sensação de segurança, já que nos sentimos totalmente protegidos quando abraçamos alguém que amamos. Além disso, cientistas encontraram evidências de que os abraços ajudam a reduzir nossas preocupações e medos existenciais.

 

Queima calorias

Quem diria que abraçar também queima cerca de 12 calorias.

 

Melhora a memória

Quando a oxitocina é libertada na corrente sanguínea o poder da memória melhora.