Só nos últimos três meses, dezenas de milhares de vidas perderam-se na área geográfica do Corno de África. A fome que assola esta zona, uma das mais pobres do mundo, é a principal causa
A ONU estima que a vida de 750 mil africanos está ameaçada pela questão da fome.
Como tal, e tendo em conta a aproximação da cimeira dos países do G20, que se vai realizar em Novembro, a One International , organização não-governamental criada por Bono Vox, lançou uma campanha publicitária para pressionar os Governos mais poderosos do mundo a actuarem relativamente à fome no Corno de África e, consequentemente, no mundo.
A campanha, que, originalmente, se chama «The F Word – Famine is the Real Obscenity», gira à volta do conceito de que a palavra fome devia merecer a mesma reacção e o mesmo tratamento que as outras asneiras começadas por F recebem.
No vídeo, participam figuras como Jessica Alba, Clive Owen, Ewan McGregor, Vincent Cassel, o próprio Bono Vox e George Clooney, também ele uma das personalidades mais envolvidas em esforços humanitários para acabar com a fome a pobreza, sobretudo na zona de África.
O principal objetivo da campanha da One International é levar as pessoas a revoltarem-se com a situação sub-humana em que vive a população, não só do Corno de África mas também de todo o mundo.
As celebridades apelam ao acesso ao site da One International e à assinatura da petição que lá se encontra disponível, para exigir aos países do G20 mais enfoque relativamente ao problema da fome no Corno de África.
Criada em 2004 por um grupo de activistas que incluía o vocalista dos U2, Bono Vox, a One International tem vindo a desenvolver um trabalho de sensibilização para a fome que ainda subsiste no mundo, particularmente nesta zona de África.
A organização defende que as principais economias do mundo deveriam ter um papel muito mais activo na erradicação de um problema que consideram vergonhoso e que, por falta de acção eficiente, não está a ter uma solução definitiva.