Está a ser desenvolvido, por um grupo de especialistas de saúde mental, um centro de tratamento e investigação do autismo e de outros problemas comportamentais
Maria José Vidigal, médica e especialista na área da saúde mental, anunciou que a Casa dos Sonhos é um projecto que está, actualmente, a dar os primeiros passos, e que pretende intervir junto das crianças com autismo e dos seus familiares.
A especialista considera que esta é a «doença mais grave da infância» e que, por isso mesmo, precisa ainda de muita análise e investigação. Para arrancar com este projecto privado, com vertente de solidariedade social, os especialistas não pretendem privilegiar uma classe em detrimento das outras. «Ainda não temos tudo completamente definido, mas, em princípio, as famílias pagarão conforme as suas possibilidades. Não queremos excluir ninguém», refere a médica, que dedicou a sua carreira a crianças com este tipo de problemas.
O objectivo é trabalhar com pais de crianças com inquietações na área da saúde mental para levar a cabo um «diagnóstico o mais fino possível». De acordo com a especificidade de cada caso e a idade de cada criança, a Casa dos Sonhos terá vários tipos de terapia, desde a terapia da fala à musicoterapia, passando pela psicoterapia.
Além do autismo, neste centro pretende-se também estudar outros tipos de patologia, incluindo os problemas comportamentais. «É um projecto muito ambicioso», assume Maria José Vidigal, referindo que este centro vem colmatar uma falha, sobretudo, na formação dos profissionais mais novos.
Por agora, a Casa dos Sonhos ainda não tem instalações dignas do nome do projecto. Por isso, a solução passa, primariamente, por pedir apoios financeiros para a cedência de um espaço em Lisboa que dê corpo a esta ideia.