Novas medidas do Plano Nacional de Voluntariado

Voluntariado29 Maio, 2013

Introduzir o voluntariado nos programas escolares, criar a Expo Voluntariado e fomentar o intercâmbio europeu de voluntários foram algumas das novidades anunciadas por Pedro Mota Soares

Novas medidas do Plano Nacional de Voluntariado

Ao todo, o novo Plano Nacional de Voluntariado inclui 35 medidas com o objetivo de «reforçar a inclusão social» e «promover a cultura de voluntariado». Algumas delas foram anunciadas, em primeira mão, pelo ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

O Plano está dividido em três eixos: sensibilizar e informar (difusão de informação, debate e divulgação de boas práticas), promover e formar (contribuindo para o envolvimento do Estado no exercício do voluntariado) e agir e desenvolver (modernização do setor social).

A própria administração pública terá projetos de voluntariado «para que possa o próprio Estado incentivar à atividade dando o exemplo», defendeu o ministro.

O selo da Escola Voluntária irá premiar as instituições que tiverem desenvolvido mais ações de caráter solidário ao longo do ano mas haverá também ações de sensibilização junto das academias sénior, autarquias, bombeiros, profissionais de saúde e, até, reclusos.

O Espaço Schengen servirá de plataforma para um intercâmbio europeu de voluntários que, mas palavras de Pedro Mota Soares, será «uma ação promotora da coesão territorial e da solidariedade entre povos que hoje tanto se impõe».

Até 2015, será, também, lançado o Livro Branco do voluntariado, que trará novas propostas para o setor.

O ministro reforçou a importância da «sintonia entre estado e sociedade», para que não haja «duplicidade» e «subaproveitamento».