O Unicef Tap Project (a palavra inglesa ‘tap’ significa torneira) pretende contribuir para um dos Objetivos do Milénio da ONU: diminuir para metade a população do mundo que não tem acesso a água potável.
Todos os dias, morrem 1400 crianças por doenças relacionadas com o consumo de água não purificada. Ao todo, 768 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável.
Agora, para ajudarem a Unicef a combater o problema, os utilizadores de smartphones dos Estados Unidos da América e do Reino Unido podem fazer download da aplicação Unicef Tap Project, mas têm de estar à altura do desafio: Por cada minuto que passarem sem mexer no telefone, angariam a quantidade diária de água portável necessária para uma criança. Se conseguirem chegar aos dez minutos, garantem o fornecimento diário a dez pessoas.
A iniciativa só é possível porque os seus patrocinadores, a Giorgio Armani e a Acqua for Life, se comprometem a doar 1 dólar por cada minuto em que as pessoas não estiverem a mexer no telemóvel.
Durante o período em que a aplicação estiver ativa, surgem no ecrã mensagens de sensibilização sobre a poupança de água e a importância de garantir o seu acesso a toda a população.
Ao pedir às pessoas para abdicarem, durante alguns minutos, de um bem não essencial, mas sem o qual as pessoas sentem que não conseguir viver, a Unicef pretende alertar para o sofrimento que passam aqueles que não têm acesso aos bens mais básicos, como a água.