Multinacional MSD une-se a Fundação Bill & Melinda Gates

Nova Filantropia13 Julho, 2012

A MSD tenciona investir, num prazo de oito anos, 25 milhões de dólares, de acordo com o programa Merck for Mothers, que pretende reduzir, em 10 anos, a mortalidade materna à escala global

Multinacional MSD une-se a Fundação Bill & Melinda Gates

Este investimento por parte da farmacêutica será reforçado com um de igual valor pela Fundação Gates, tendo em conta o seu compromisso relativamente ao planeamento familiar. No total, esta parceria representa um investimento de 50 milhões de dólares, um importante contributo para alcançar a meta estabelecida pelas Nações Unidas para melhorar a saúde materna, reduzindo a mortalidade em 75% e garantindo o acesso universal à saúde da reprodução até 2015.

Como refere Kenneth C. Frazier, CEO e Chairman da MSD «esta é uma importante iniciativa que permite acelerar o projecto Merck for Mothers e salvar mais vidas. A MSD está orgulhosa de poder trabalhar em parceria com a Fundação Gates, por forma a assegurar que cada vez mais mulheres de todo o mundo têm mais informação e serviços necessários para tomar decisões conscientes e informadas sobre o planeamento familiar».

A verdade é que o planeamento familiar assume um papel crucial no que diz respeito à redução da mortalidade, reduzindo o número de gravidezes de alto risco e permitindo às mães o tempo suficiente para recuperar entre gravidezes. Especialistas estimam que mais de 200 milhões de mulheres, no mundo inteiro, não têm acesso ao planeamento familiar, estando, por isso mesmo, em risco de morte e de incapacidade durante a gravidez e o parto.

Chris Elias, presidente do Global Development da Fundação Bill & Melinda Gates, considera que «estas recentes e inovadoras parcerias têm um papel determinante para facilitar o acesso das mulheres ao planeamento familiar, até porque este é um dos melhores investimentos que um país pode fazer no seu futuro».

A parceria estabelecida entre MSD e Fundação Bill & Melinda Gates vai centrar-se em três pilares:
Aumento do conhecimento e educação sobre os serviços de planeamento familiar entre mulheres e raparigas com baixos-recursos;
Melhoria dos meios de abastecimento em termos de qualidade dos recursos e serviços disponíveis para optimizar a saúde materna;
Trabalho com o governo, sector privado, sociedade civil e estruturas de saúde locais com o objectivo de aumentar o acesso aos serviços de planeamento familiar.

É também objectivo desta parceria priorizar as regiões com maiores carências à escala mundial.