Movember – Uma boa razão para deixar crescer o bigode

Angariação de Fundos3 Novembro, 2014

Se vir uma t-shirt com um bigode feito de sardinhas, não se preocupe. Não é uma questão de moda ou de estilo — trata-se da chegada do Movember a Portugal

Movember – Uma boa razão para deixar crescer o bigode

Novembro é mês de castanhas e, desde 2003, bigodes. Bigodes por uma causa…

Foi em Melbourne, na Austrália, que em 2003 nasceu o movimento Movember — «Mo» (de moustache) + «vember» (de November). Começou com 30 homens, hoje conta com mais de um milhão de seguidores espalhados pelo Mundo.

Os Mo Bros, membros deste movimento, esperam chamar a atenção para problemas de saúde masculinos como o cancro da próstata e desmistificar a sua prevenção, bem como angariar fundos para o combate a este tipo de problemas deixando, para isso, o bigode crescer durante todo o mês de novembro tornando-se, eles próprios estandartes do movimento.

Chegada do Movember a Portugal

Se vir uma t-shirt com um bigode feito de sardinhas, não se preocupe. Não é uma questão de moda ou de estilo — trata-se da chegada do Movember a Portugal.

A Associação Portuguesa de Doentes de Próstata (APD Próstata) e a agência de publicidade Sardinha aderiram ao movimento Movember e lançaram uma t-shirt que alerta para a necessidade de estar atento a esta doença.

A t-shirt estará à venda em vários pontos do país por 13.50 euros, dos quais 4 euros revertem para a APDPróstata.

Para além disso, os portugueses têm outro desafio pela frente — o mais conhecido lançado pela Movember: A partir de 1 de novembro, os homens são incentivados a deixar crescer o bigode como forma de lembrar aos outros que devem fazer exames periódicos à próstata.

Com estas e outras ações, a Movember já conseguiu angariar «cerca de 600 milhões de dólares, os quais são aplicados em mais de 800 programas de prevenção todos os anos em 21 países».

Para saber mais sobre o Movember ou para se tornar Mo Bros ou Mo Sis — e sim as meninas também são bem-vindas — basta visitar o site oficial do movimento ou a página de Facebook do movimento em Portugal.