No decorrer dos últimos anos, a Fundação tem levado a cabo iniciativas próprias, dando continuidade a projectos como a Frota Solidária, o Prémio Escolar, o Programa de Educação Financeira e o Programa de Voluntariado, bem como o Prémio Voluntariado Jovem, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado
Deste modo, há todo um conjunto de projectos que tem como principal objectivo dar resposta a lacunas existentes, combatendo a dependência face ao Estado e, simultaneamente, estimulando ideias inovadoras.
Em 2011, a Fundação Montepio apoiou e comparticipou 168 projectos, mais 10 do que no ano anterior, no valor total de 1 753 069?, o que resultou num apoio médio de cerca de 10 434? por instituição.
Quanto a 2012, o valor estimado dos apoios ronda os 1,2 mil euros.
É neste contexto solidário que hoje, a partir das 15h30, o Auditório Montepio na rua do Ouro, em Lisboa, recebe a cerimónia de entrega dos Donativos de Natal Montepio. São 200 mil euros que serão distribuídos a dez instituições de solidariedade social pelas mãos do presidente do Montepio, António Tomás Correia, numa cerimónia que conta ainda com alguns actores conhecidos, que apadrinham cada uma destas instituições.
Eunice Muñoz, Filomena Cautela, João Didelet, Jorge Mourato, Maria João Abreu, José Raposo, Rui Melo, Sofia Portugal e Vera Kolodzig são os convidados que irão entregar o donativo em nome do Montepio e da sociedade civil.
A Associação Nariz Vermelho, Associação Abraço, Fundação Lar de Cegos Nossa Senhora da Saúde, Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, Associação Crescer a Cores, Centro Social de Esgueira, Centro Social de Ermesinde, Centro Jovem Tabor, Associação Leque e Confraria de Santo António de Viseu são as dez instituições seleccionadas, de norte a sul do país que receberão o donativo desta iniciativa. Uma iniciativa que, desde 2007, já apoiou 50 projectos sociais e que consiste na transformação, em donativos, do montante que o Montepio afetaria à aquisição de presentes destinados a associados e clientes.