O programa é da responssabilidade do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
A Academia da Inovação tem como principal objectivo encontrar soluções personalizadas para jovens entre os 18 e os 24 anos, aumentando os índices de empregabilidade e autoemprego e estimulando a criatividade, inovação e empreendedorismo.
O CITEVE foi a única instituição em Portugal escolhida para receber esta doação em dinheiro e em software que, entre 17 organizações não-governamentais (ONG) de toda Europa, receberam da Microsoft 1,5 milhões de euros destinados à implementação de medidas e projetos de redução do desemprego juvenil através da formação tecnológica. A medida financeira será complementada com mais 170 milhões em doações de software licenciado da Microsoft.
A Academia da Inovação vai arrancar no dia 21 de Maio e pretende envolver, por ano, cerca de 200 jovens. Todos eles serão orientados de modo a apresentarem um produto/serviço/ideia/negócio inovador, que será validado por um júri.
O Programa terá 3 ciclos por ano, cada um com a duração de 3 meses, sendo cada ciclo constituído por 2 fases. Cada ciclo envolverá cerca de 70 jovens.
A parceria da Microsoft com o CITEVE iniciou-se em 2006 com o arranque de um projecto pioneiro na Europa designado «Tecnologia Inovação e Iniciativa». Este programa pretende formar pessoal em informática e capacitar para a procura de emprego a desempregados do sector têxtil do Vale do Ave, maioritariamente do sexo feminino.
Ao longo dos anos o projeto foi sendo sucessivamente refinanciado pela Microsoft, alargando-se, em 2008, a todos os sectores tradicionais portugueses, numa parceria também com a RECET. A partir de 2010, passou a incluir também uma forte componente de capacitação para o autoemprego e treino de competências empreendedoras dos formandos, denominando-se «Desafio Emprego XXI».