Microsoft distingue professores portugueses

Educação17 Março, 2014

Os portugueses João Cunha e José Marques foram distinguidos, entre mais de 2060 docentes de 97 países, por projetos desenvolvidos na inovação e educação.

Microsoft distingue professores portugueses
No Concurso Mundial de Professores Inovadores da Microsoft 2014, que este ano decorreu em Barcelona, o professor José Carlos Marques arrecadou o segundo lugar na categoria «Utilização inovadora da tecnologia para a aprendizagem». O docente de Lisboa é o responsável pelo projeto «Kodu na Sala de Aula», desenvolvido com crianças com necessidades educativas especiais.

 

Este projeto tem como principais objetivos: desenvolver o pensamento lógico e estimular a criatividade, incentivar o processo de aprendizagem encorajando o desenvolvimento intelectual e conceitos matemáticos, e criar um jogo com base numa história que tenham imaginado.

 

Por seu turno, o professor João Cunha, de Braga, foi distinguido no concurso Learn-a-Thon na categoria «Combate à Pobreza», graças ao projeto «Hands on Robots» que pretende desenvolver competências de colaboração e pensamento computacional, que arrecadou o 2º lugar da competição.

 

â??A conquista de dois prémios neste concurso reforça o reconhecimento do trabalho efetuado pelos professores portugueses na utilização efetiva da tecnologia para melhorar a aprendizagem, a criatividade e os resultados escolares dos alunos», começa por dizer Vânia Neto, diretora para a Educação da Microsoft Portugal. E, continua, «os professores que participam neste concurso são dos melhores do mundo e termos tido dois professores premiados é um motivo de enorme orgulho».

 

Acreditando que «os professores são quem pode fazer a diferença no futuro da Educação e no sucesso dos alunos», Vânia Neto acrescenta que «estes prémios são mais um motivo para a Microsoft continuar a apostar na formação das escolas e professores inovadores em Portugal».