Esta foi a maior doação recebida até hoje pela entidade de Oxford
A instituição de ensino superior pretende utilizar a verba para financiar o estudo dos ingleses com renda familiar inferior a 16 mil libras anuais. Cerca de 100 estudantes receberão, cada um, 11 mil libras para suportar a matrícula e manutenção durante o ano lectivo de 2012. A doação coincidiu com o aumento das taxas universitárias na Inglaterra, que giram em torno de 9.000 libras anuais.
Durante a apresentação do programa de bolsas, Moritz, que mora em São Francisco, nos Estados Unidos, disse que a sua doação teve como objectivo assegurar que todos tenham a oportunidade de ingressar numa instituição de prestígio como Oxford. «Agora já não há barreiras económicas entre nenhum estudante e a universidade», afirmou o empresário americano de origem galesa, fundador de um fundo de capitais que financiou grandes empresas tecnológicas do Vale do Silício como Apple, Google e YouTube.
Moritz, que se graduou em Oxford em 1976 no curso de história de arte, revelou a razão pessoal na base doação: «Não estaria aqui se não fosse pela generosidade de estranhos», disse o empresário.