A iniciativa terá lugar no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio e insere-se na 15ENA da Saúde, do Voluntariado e da Solidariedade Entregerações, a decorrer no Barreiro até ao dia 15 de Abril
Segundo a organização, O Mercado Social surge no âmbito desta 15ENA mas tem em vista uma realização periódica, de forma a envolver as diversas entidades que têm «Bancos de Recursos» e potenciar as experiências de anos anteriores de um modo inovador.
O Mercado Social será um espaço onde as instituições poderão receber (de quem já não precisa) diversos bens que, posteriormente, serão doados aos mais carenciados. As insituições poderão ainda trocar, entre si, produtos e bens, num verdadeiro espírito de partilha, sensibilização, informação e divulgação das respostas sociais existentes no Concelho do Barreiro.
Os bens a receber e doar são variados: vestuário de bebé, criança e adulto; calçado, têxteis – lar e utensílios domésticos; brinquedos/material didático, artigos de bebé e produtos de higiene pessoal e doméstica.
As famílias que visitem o Mercado Social podem adquirir estes bens a um valor simbólico, que, posteriormente, reverterá para actividades sociais levadas a cabo pelas entidades participantes.