A iniciativa é levada a cabo pelo voluntário, em articulação com o Departamento de Comunicação, Marketing e Captação de Fundos. Insere-se na chamada «Operação SOS», que a MdM está a desenvolver para garantir a sustentabilidade dos projectos em risco
«Devido à actual crise financeira, inúmeros projetos de apoio social estão em risco, e não queremos nem podemos permitir que centenas e centenas de beneficiários percam o apoio da Mdm. Foi para isso que nasceu esta aposta, baptizada de Operação S.O.S.», explica o voluntário. Fernando está certo de que a iniciativa vai ser um sucesso: «Voar de balão de ar quente é um sonho de muitas pessoas. Aliá-lo a uma tão grande causa, como esta de angariação de fundos para a Mdm, contribui para que estejam reunidas as condições para uma grande adesão. A confirmá-lo, está o facto de as vagas serem já muito poucas.
Ainda assim, é feito o convite ao público em geral para que se junte a esta iniciativa e disfrute de um voo de balão de ar quente em pleno Ribatejo, no dia 20 de Maio. Por cada inscrição, no valor de 99 euros, 10 euros revertem para a Médicos do Mundo.