Jane Bingham e Rebecca Spyn criaram, em Janeiro deste ano, uma página de Facebook de apelo à criação de uma Barbie «bela e careca». A ideia rapidamente se tornou popular e, actualmente, a página já tem 150 mil seguidores
Devido ao sucesso da campanha, que envolveu diversas pessoas com problemas de saúde que lhes provocou a perda total de cabelo, a Mattel decidiu concretizar o sonho das duas norte-americanas e anunciou, na terça-feira, que vai criar uma Barbie careca.
De acordo com o fabricante, a boneca será uma «amiga da Barbie», que vai ser distribuída, em parceria com a Children’s Hospital Association, em hospitais com elevado número de crianças afectadas pela perda de cabelo.
Além disso, a Mattel vai ainda apoiar financeiramente o CureSearch for Children’s Cancer e a National Alopecia Areata Foundation, instituições que apoiam a invetsigação para a cura de doenças que provocam a queda de cabelo, tais como o cancro (em caso de quimioterapia) ou a alopecia.
Na página de Facebook da campanha, Jane e Rebecca já manifestaram o seu contentamento com a notícia. Jane confessa que gostaria de ver a Barbie à venda nas lojas, para que até as crianças cujas mães tenham perdido o cabelo possam tirar proveito da boneca. Jane elogia ainda a «coisa maravilhosa» que a fábrica Mattel está a fazer sem receber rigorosamente nada em troca.